30 de maio de 2016

Quanto custa ser maquiador? (E quanto eu cobro)

Maquiagem feita por Larissa Antonelli

Oi meus amores, tudo bom? Depois de uma forte gripe e várias mudanças aqui no blog (e tem mais coisa pra mudar!), voltei com esse post explicando quanto custa ser maquiador(a).

Para algumas pessoas, é muito difícil entender o valor que nós, maquiadores, cobramos por nossos serviços. Essas pessoas geralmente vêem o resultado final, mas nunca param pra pensar na trajetória e em todos os gastos que maquiadores tem, diariamente, mensalmente, anualmente...


Ser maquiador custa mais caro do que vocês imaginam. É uma profissão que exige um custo altíssimo no começo da carreira. E quando eu digo altíssimo é alto MESMO! Uma maleta básica para você começar a maquiar hoje em dia, não custa menos que R$ 1000,00 (com produtos). Enfim, separei em tópicos alguns dos gastos que um maquiador tem no começo de carreira e que nem todo mundo da valor a isso.


CURSOS
Se tem uma coisa que todo mundo esquece na hora de fechar com o maquiador, é lembrar da sua graduação. No quanto ele investiu para capacitar-se a fazer um belo trabalho. Cursos como no Senac, um dos mais procurados quando se trata de maquiagem, custa em média R$ 1.400,00 (o total).

Sem falar nos workshops para especialização. Workshops de APENAS UM DIA, pasmem, os que "cabem no bolso", nos dias de hoje, não saem por menos de R$ 800,00.


Agora, vamos falar de ensino superior, no qual eu faço hoje em dia. Sou graduanda pela Universidade Anhembi Morumbi, a única universidade do Brasil que disponibiliza o curso superior em Maquiagem Profissional. E se você achou de boa quitar um curso por apenas 1.400,00, saiba que a MENSALIDADE da faculdade custa mais ou menos isso, viu? São R$ 998,00 dilmas pra você desembolsar todo mês. No final, já vai ter gastado quase 30.000,00 de investimento só em graduação.

"Ah mas você é bolsista". Graças a Deus e ao meu esforço! Porem, tenho cursos na Embelleze e vamos para mais um tópico (que dó no bolso e na alma) para vocês terem noção de como é mais ou menos essa carreira.


MATERIAIS

Outro fator muito importante na hora de colocarmos o preço é lembrar do quanto gastamos com materiais. Como disse acima, uma maleta BEM BÁSICA custa em MÉDIA mil dilmas. Só que, com o tempo, somos obrigados a progredir com a nossa linda maletinha. Isso inclui produtos importados e de qualidade boa. Não que os nacionais e mais baratinhos não fazem um belo trabalho, mas gente na boa: não se compara. E isso influencia (e muito) o resultado da maquiagem final.




Assustaram? Pois é. Com essa faixa de produtos (e olha que só peguei base e corretivo), alguns profissionais ganham no mínimo 700,00 em uma maquiagem na grande SP. Eu disse O MÍNIMO! Existem alguns profissionais que sobem pra 7.000,00, 10.000,00.. pois é.

Claro que existem produtos mais """baratos""" e de qualidade, como Mary Kay, Revlon, Bourjois, Maybelline.. Mas é como disse acima, o maquiador precisa investir na maleta dele mais e mais, o que  acaba influenciando no valor e na qualidade do serviço final.


LOCAL DE TRABALHO
Nosso local de trabalho é dinâmico: as vezes na rua, casa do cliente, algumas vezes em um salão como freela e já outras vezes no nosso próprio local de trabalho. Para sua deslocação, o maquiador também precisa levar em conta a condução do ônibus ou a gasolina do carro, a distância que ele vai percorrer, o tempo da jornada de trabalho. Alimentação também DEVE estar inclusa!

Eu no caso, tenho um ateliê de maquiagens. Tenho contas pra pagar e tudo isso é incluso juntamente aos meus serviços. É conta de luz, água, aluguel e tantos outros.. falo por mim e por todos os outros colegas que passam pelo mesmo dilema em ter seu próprio espaço.



AFINAL, QUANTO CUSTA SER MAQUIADOR?
Custa tudo isso e mais um pouco. Custa também o desaforo que temos que escutar na maioria das vezes por pessoas que não fazem ideia de como é trabalhosa essa profissão. Essas pessoas não tem noção de que ser maquiador é ser um profissional como um outro qualquer, advogado, médico, engenheiro. Nós estudamos, investimos e temos que ter um retorno digno.

É muito chato saber que já cobramos pouco pelo que deveríamos cobrar e vem aquela velha frase de "ai, faz por R$ 80,00" "ai, sou sua amiga" "ai, tá muito caro". Isso corta nosso coração, pois é uma desvalorização IMENSA com toda a nossa dedicação de anos.

E você, que faz por R$ 80,00, para já com isso! Para de ter dó da sua cliente, ou de qualquer amiga sua. Porque elas não tem dó de ti! É desse dinheiro tão suado que sai seu sustento, é o seu trabalho! Leve isso como algo sério e o retorno virá. É só seguir as dicas!



MAS ENTÃO LARI, QUANTO VOCÊ COBRA?

Eu cobro todo o meu esforço de acordar 4h30 da manhã todos os dias, para me deslocar de uma cidade a outra, só pra me especializar e levar o melhor as minhas clientes. Eu cobro pelos produtos caros que compro hoje, no qual a grana vai retornar sei lá daqui quanto tempo! Cobro pelo meu talento, sei que tenho que aprender e muito (e estou me aprimorando todos os dias). mas meu valor também se baseia no valor que dou ao meu trabalho, na prática que tenho trabalhando há 3 anos nessa área.

Claro que não vou pegar o valor total desses cursos, dos materiais e falar pra noiva "olha, sua make sai por 50.000,00" mas pelo menos uma média boa pra tudo isso valer a pena.

É isso meus amores, espero que vocês tenham gostado do post. Se você é maquiador, o que você acha sobre as clientes que choram pra pagar um tiquinho de dilminhas? Deixem nos comentários!



Assista meu vídeo sobre Faculdade de Maquiagem:

8 comentários:

  1. Ótimo post. Esclarecedor sobre os valores que gastamos. Claro que o nosso valor cobrado depende muito da região que moramos, mas conscientizar a valorização da nossa área é importantíssimo. Sempre quando atendo clientes, durante o bate papo, vou contando sobre os cursos, os valores das makes. Por exemplo, só a minha paleta de corretivos custa cerca de R$ 900,00. Cada base, R$ 190,00. Um lápis de olho, R$ 50,00. Conto também que são materiais de pouco acesso ao público, e a maioria é vendido à publico profissional apenas. Então a minha maquiagem tem acabamento e qualidade bem superior do que uma maquiagem comum. Todas, sem exceção, ficam chocadas e deslumbradas. E por aí vai. Iss <3o ajuda muito a cliente a entender meu valor e valorizar meu trabalho. No mais, é uma profissão linda e muita gostosa! <3 Ano que vem iniciarei a facu na Anhembi! Tomara que eu consiga uma bolsa. hahaha Como você conseguiu a sua? Por ENEM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati, que bom que você vai começar a estudar na Anhembi! Recomendo que você assista meu vídeo, acho que consegui explicar de uma forma direta os prós e contras de estudar Maquiagem. Consegui minha bolsa pelo ENEM em 2015, e olha, que sooooooooorte! Pois além da mensalidade, os materiais também são bem carinhos!

      Excluir
  2. Como conseguiu a bolsa na Anhembi?

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o seu post pra quem é maquiador, pra quem pensa em ser ou somente para quem possa contratar tal serviço porque muitas das vezes o cliente não tem consciência do quanto é caro ser maquiador, do tanto de dinheiro que foi investido em cursos e maquiagens!

    Beijinhos

    http://senhoritamarmelada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pois é nós não fazemos ideia do valor de cada profissional,realmente a todo um investimento,todo um carinho desde a escolha dos melhores produtos,até o amor na hora da sugestão que combine com a roupa e a ocasião,esse post me fez lembrar com muito carinho da Neta minha amiga maquiadora do dia mais especial da minha vida,meu casório,isso mesmo cobre o valor devido,pois amor pelo que se faz não tem preço!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Juh, tudo bem? Uau realmente é muito caro ser maquiadora, aliás, qualquer profissão que precise de formação, cursos, e ainda comprar produtos, como maquiadora, manicure, fotógrafo, etc. Para estar a frente, precisamos nos reciclar, aprender coisas novas, inovar e passar esse conhecimento em forma de serviço para nossos clientes. Concordo com você, precisamos oferecer um preço justo, de acordo com nosso talento e os clientes que temos. Parabéns pelo post. Beijos, Érika ;)

    ResponderExcluir
  6. A galerinha se esquece que todo profissional precisa investir para oferecer o melhor. E cada vez que vejo o valor dos cosméticos eu penso no quanto as maquiadoras devem ser valorizadas :)

    Beijo :**
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir